sábado, 5 de fevereiro de 2011

Análise do filme Garotas do Calendário, em conformidade com o texto “Antropologia e o estudo dos grupos sociais e das categorias de idade”

Antropologia e o estudo dos grupos sociais e das categorias de idade

O texto apresenta como as etapas da vida são vistas pelos agrupamentos humanos em diferentes períodos históricos, com foco na terceira idade. Nele pode-se ver que em certas sociedades, algumas das divisões tradicionais do desenvolvimento humano, como infância, adolescência, juventude, fase adulta e velhice, simplesmente não existem. O começo e o fim de cada uma dessas categorias de idade não são estipulados apenas por fatores biológicos, mas também por fatores históricos, políticos e sociais.

Na tentativa de apresentar os princípios organizadores do curso da vida, a autora apresenta os seguintes conceitos:

Idade Cronológica: Tempo contado cronologicamente a partir do nascimento do indivíduo. Sistema de datação importante para o exercício da cidadania nas sociedades ocidentais, visto que regula determinados direitos e obrigações, define papéis ocupacionais e serve como base para reivindicações sociais. É um instrumento de controle que o Estado tem para controlar diretamente a vida dos indivíduos, dividindo a vida em etapas como a idade em que se deve entrar para a escola, idade para o serviço militar obrigatório, para votar, para se aposentar, etc.

Idade Geracional: Independe da idade cronológica ou do nível de maturidade e pode ser vista de duas maneiras:

1. No âmbito familiar, representa a sucessão de um grupo por outro, estabelecendo as relações de parentesco;
2. No âmbito social, representa um grupo de indivíduos que compartilharam das mesmas experiências e possuem comportamento semelhante.

Nível de Maturidade: É a capacidade que um indivíduo tem de desenvolver determinadas atividades, está relacionado ao desenvolvimento intelectual. Não se leva em conta a idade cronológica ou a geracional. Por isso, indivíduos com a mesma idade cronológica podem apresentar diferentes níveis de maturidade, e o inverso também é possível.

Uma análise do filme Garotas do Calendário

Baseado em fatos reais, o filme Garotas do calendário retrata a história de duas amigas inseparáveis, Chris (Helen Mirren) e Annie (Julie Walters), moradoras de uma pequena cidade conservadora da Inglaterra. Chris é membro do Women's Institute, cujo lema é informação, diversão e amizade, uma associação nacional com reuniões mensais que desenvolve atividades para senhoras, como jardinagem, tricô ou a preparação de doces e bolos.

O marido de Annie morre de leucemia e ela resolve se juntar ao grupo, na tentativa de angariar fundos para ajudar o hospital da cidade. Chris desenvolve uma campanha que consiste em fazer um calendário com uma integrante do Women's Institute para cada mês, mostrando algo relacionado a suas habilidades domésticas. Essa ideia mexeu com a cidadezinha inglesa, visto que, segundo a proposta de Chris, as senhoras deveriam aparecer completamente nuas nas fotos.

Esse filme é uma boa fonte de discussão sobre idade cronológica, idade geracional e nível de maturidade. Por meio dele podem-se perceber expectativas e preconceitos que as sociedades têm em relação a mulheres com idade cronológica avançada.

Visto isso, é importante salientar que as expectativas e os preconceitos difundidos variam de acordo com a época e com o grupo social, em relação a homens e a mulheres, em relação à idade cronológica e em relação ao nível de maturidade dos indivíduos. Com base no texto Antropologia e o estudo dos grupos sociais e das categorias de idade, de Guita Grin Debret, serão analisados, minimamente, os fatores que causaram tamanha estranheza para os habitantes daquela pequena cidade.

Inicialmente, alguém poderia pensar que os moradores de Knapely, a cidadezinha em questão, achavam extremamente vulgar a atitude de uma mulher deixar-se fotografar nua para um calendário, mas ao longo do filme isso se modifica. De acordo com a tradição, o instituto fazia calendários com fotos de bolos. A ideia do calendário com fotos de senhoras nuas surgiu quando uma delas entrou em uma oficina e viu fotos de mulheres nuas nas paredes. Além disso, há uma cena em que uma das senhoras acha uma revista masculina que seu filho esconde em baixo da cama. Ou seja, a imagem de uma mulher nua na parede ou em uma revista, desde que seja uma desconhecida, não feria a moral da comunidade.

A idade das mulheres que se dispuseram a tirar as fotos também foi um fator decisivo para dar início ao preconceito e às especulações. Implicitamente, os padrões estéticos estipulam que somente mulheres jovens e com corpos esculturais podem tirar fotos nuas. Além disso, fotos nuas são associadas à sexualidade ativa, e a sociedade não aceita que mulheres mais velhas tenham esse comportamento. Entretanto, a proposta das fotos não era nada obscena. Assim, as pessoas perceberiam que as mulheres estavam nuas, mas nem os seios nem as genitálias ficariam à mostra.

Entende-se, com esse filme, que homens e mulheres são vistos diferentemente em relação à idade e às práticas sexuais. É socialmente admissível que um senhor tenha vida sexual ativa e se relacione com uma mulher com idade para ser sua filha, mas às mulheres não é outorgado esse direito. O preconceito traveste-se de preocupação e as poucas que tentam esse tipo de relacionamento são desestimuladas, principalmente pela família, sob o pretexto de que não existe amor verdadeiro por parte do homem mais novo, mas um interesse, geralmente, financeiro. Tal argumento não poderia ser utilizado no caso dos homens mais velhos?

Com o avanço da idade cronológica, uma pessoa pode, legalmente, ser impedida ou deixar de ser obrigada a praticar certos atos ligados à cidadania. Por força da lei, idosos precisam se aposentar com certa idade e são desobrigados de votar, por exemplo. Entretanto, há certas restrições implícitas que foram criadas por conceitos e preconceitos subjetivos em vigor nas diferentes sociedades. Na situação mostrada pelo filme, os moradores faziam parte de uma geração que acreditava na possibilidade de as fotos mancharem a moral das senhoras e que não tinham maturidade suficiente para entender o propósito do calendário e o tipo de fotos que seriam feitas.

Conclui-se este trabalho observando que no filme em questão pode-se perceber a forma como algumas senhoras de uma sociedade conservadora conseguiram superar as barreiras e vencer os preconceitos de sua comunidade. A idade cronológica e o nível de maturidade delas não foram suficientes para que seus concidadãos aceitassem com naturalidade sua decisão. A atitude delas pode ter sido um ponto de partida para a transformação das mentalidades daquele grupo, fazendo com que ele participasse dessa nova experiência, abalando os costumes daquela geração.

Bibliografia

DEBRET, Guita Grin. Antropologia e o estudo dos grupos sociais e das categorias de idade In: Velhice ou terceira idade?: estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 2. ed. Editora FGV, Rio de Janeiro, 2000.

Ficha Técnica

CALENDAR GIRLS = Garotas do calendário. Direção: Nigel Cole. Elenco: Helen Mirren; John Alderton; Linda Bassett; Annette Crosbie; Philip Glenister; Ciarán Hinds; Celia Imrie; Geraldine James; Jay Leno; Julie Walters; Penelope Wilton. Inglaterra: Buena Vista International / Touchstone Pictures, 2003. 108 min., son., color.

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