terça-feira, 11 de março de 2008

O retorno vem de mãos dadas com o tempo e o vento

O conhecimento popular diz que o pior cego é aquele que não quer ver. Considerando esse raciocínio verdadeiro, pode-se concluir que o mundo está repleto de cegos. A cegueira que os atinge é ética e espiritual e não há óculos ou cirurgia que possa revertê-la, a não ser a boa vontade dos poucos que são esclarecidos pelo conhecimento da verdade. E o que seria verdade? Não se sabe, ela é relativa. Cada situação tem a sua, mas não se pode ignorá-la.

O mundo está repleto de exemplos, bons e maus. Será que essas pessoas não conseguem ver outras que estão colhendo os frutos das boas escolhas, ou será que percebem, mas, por causa da insegurança ou por não terem vontade de seguir o exemplo, caminham para lugar nenhum? Uma das piores coisas em um ser humano é a tentativa de transformar o certo em errado e vice-versa. Deve-se ter lucidez para compreender que as coisas são como são. O fato de alguém fazer algo não faz disso algo correto. Adultos lúcidos fazem escolhas. Quem escolhe algo errado deve ter a dignidade de assumir: “Isso não me trará benefícios, mas quero assim e não me preocupo com eventuais prejuízos!”

É difícil compreender as coisas do mundo, muito mais difícil é compreender o que se passa dentro de cada um. Precisamos parar de colocar a culpa de nossos problemas em fontes externas e aceitar que somos os maiores responsáveis pelo que acontece conosco. Não podemos culpar a Matemática porque não a compreendemos. Ela é o que é. O problema é nosso que não a entendemos.

Conheço pessoas que se queixam de tudo. Queixam-se do clima, da religião, da política e do comportamento dos outros, de Deus e do diabo, mas o que é que esses reclamões oferecem ao mundo ou fazem para transformá-lo? Nada. Pelo contrário, ainda ajudam a estragar o que já está ruim. Para transformar o mundo precisamos começar por nós mesmos. Não digo que há pessoas dignas de pena, mas que há comportamentos dignos de pena. Nunca entendo o motivo de se tapar o sol com a peneira. Somente após a aceitação do problema é que a solução aparece, ou melhor, aparece não, é desenvolvida por nós.

Infelizmente, esse tipo de gente acredita ter um enorme bom senso e ainda se sente conselheiro e orientador de pessoas ainda mais tontas. Não me falem nada porque não vou ouvir. E, se ouvir, não vou fazer. E, se fizer, não vou fazer igual. E, se fizer igual, podem me dar uma surra e me trancar em um casa de loucos. São cegos guiando cegos, por isso ambos cairão no abismo. Riam ou façam cara feia, não importa. A lei mais patente do mundo se chama Retorno. Colhe-se o que foi plantado e disso não se pode fugir; é uma questão de tempo. Não existe castigo, o que existe é retorno, e o tempo se encarregará de trazê-lo com o eficaz movimento dos ventos.

Outra coisa triste é a inveja que essa gente tem na vida dos outros. Porque a vida deles é uma bagunça, tentam infernizar a vida de quem esbanja felicidade. Fiquem para trás invejosos, negativos e pessimistas porque o santo manto de Jesus cobre os fiéis com proteção. Engulam a língua, vazem os olhos ou furem os tímpanos, mas não usem esses órgãos no cuidado com a vida do próximo; tudo volta proporcionalmente... Eles não precisam de castigo, mesmo que eu quisesse ou que existisse, eles já têm a vida que levam e isso é o bastante.

“... E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...” S. João 8:32

Nenhum comentário: